Empréstimo pessoal ou consignado, qual escolher?

Empréstimo pessoal ou consignado, qual escolher?

Quando imprevistos ou emergências acontecem, uma coisa comum de se pensar é: devo escolher entre um empréstimo pessoal ou consignado para me ajudar? O fato é que o mercado financeiro está repleto de opções de empréstimo e estes, por serem mais fáceis e práticos, acabam sendo os mais populares.

Assim, entender a diferença e qual a melhor escolha para um momento de aperto é crucial para que você possa aproveitar melhor dos benefícios da opção escolhida. Pensando nisso, montamos este artigo com as principais diferenças entre empréstimo pessoal ou consignado. Vamos conferir todos os detalhes juntos?

banner 2 saque fgts

Como funciona o empréstimo consignado?

Este é um formato de crédito onde se solicita a um banco ou instituição financeira uma quantia e o pagamento da mesma é feito em parcelas descontadas diretamente do seu salário ou benefício. Ou seja, não há como atrasar as parcelas, pois o dinheiro é descontado diretamente da conta de recebimento.

Por este fato, as taxas cobradas para a realização deste empréstimo costumam ser bem menores se comparadas com outras opções do mercado. Além disso, não é necessário prestar esclarecimentos sobre para qual fim você usará o dinheiro, tudo fica sob sua responsabilidade.

Entretanto, é importante destacar: o empréstimo consignado está disponível apenas para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Trabalhadores de empresas privadas, em instituições onde a empresa é parceira, também podem conseguir a opção.

Como funciona o crédito pessoal?

Já o empréstimo pessoal é normalmente disponibilizado para qualquer pessoa que tenha carteira assinada. Uma grande diferença deste tipo de empréstimo é que, após aprovado e o dinheiro recebido pelo solicitante, um boleto ou carnê é disponibilizado para o pagamento das parcelas. Além disso, o prazo para pagamento é combinado previamente em um contrato no momento da solicitação.

Assim como o consignado, não é preciso justificar ao credor os motivos pelos quais você está se solicitando o dinheiro. Entretanto, como a instituição não pode contar com a certeza de que toda a quantia emprestada será recebido de volta, normalmente as taxas de juros são mais altas e as quantias disponibilizadas menores.

Considerando tais fatos, o processo de análise de crédito costuma ser mais rigoroso e, caso você tenha o nome sujo, fica mais difícil conseguir a aprovação.

Empréstimo pessoal ou consignado, qual escolher?

Uma coisa é certa: ninguém deve fazer uma dívida sem ter a certeza que poderá arcar com a mesma depois. Portanto, se você faz parte do grupo que consegue o empréstimo consignado, sem dúvidas, ele é a melhor opção.

O motivo é simples: o crédito saíra muito mais barato para você, afinal, estamos falando de juros bem menores do que o empréstimo pessoal. Atualmente, a taxa de juros do empréstimo pessoal está em torno de 4,50% ao mesmo. Em contrapartida, é possível encontrar opções de empréstimo consignado com taxas a partir de 2,00% ao mês.

Mês a mês, o valor pode parecer baixo, mas em um parcelamento de 36 vezes, é visível o quanto o empréstimo consignado é mais atrativo. Além disso, independente da situação, evite extrapolar no cartão de crédito ou apostar no cheque especial. Estas modalidades contam com juros que ultrapassam os 10% ao mês, te colocando em grandes apuros.

Enfim, agora que você já sabe a diferença entre empréstimo pessoal ou consignado e qual a melhor opção para escolher, é hora de fazer a sua solicitação. Aproveite que chegou até aqui para falar conosco e saber as vantagens extras que temos a oferecer!

FONTE

Saiba qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal. BV Financeira. Consultado em 17 de fevereiro de 2023.

banner 2 saque fgts
Concluiu a graduação em Administração de Empresas pela Estácio no ano de 2013, em Barretos/SP. Formou-se Professional Coach pela EHumanas no ano de 2018, em Franca/SP, tornou-se Master em Desenvolvimento Humano também pela EHUMANAS no ano de 2019, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Publicou em co-autoria o livro “Essencia Humana – Um mergulho no ser” no ano de 2021, pela editora Literare Books, com o capítulo: “Eu realmente me conheço?”. Atua desde 2012 como CEO da empresa de call center Hotline Soluções no interior de São Paulo, empresa essa que atua no mercado de crédito consignado.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades