Empréstimo pessoal ou Saque-FGTS: qual escolher?

Empréstimo pessoal ou Saque-FGTS: qual escolher?

Quando se está precisando de dinheiro, bastam poucos cliques na internet para encontrar diversas opções, como empréstimo pessoal ou saque-FGTS. Entretanto, mesmo com tamanha precisão, é importante agir com cautela, buscando pela melhor opção para você momentaneamente e também a longo prazo.

Cada um com sua especificidade, cada tipo de empréstimo visa atender um tipo de pessoa (e emergência). Pensando nisso, montamos este artigo com algumas sobre qual é a melhor opção entre o empréstimo pessoal ou saque-FGTS.

O que é empréstimo pessoal?

Dedicado especialmente a pessoas físicas, o empréstimo pessoal não exige o oferecimento de garantias. Entretanto, este motivo torna suas taxas mais altas do que muitos outros empréstimos do mercado.

Ao contrário de outras modalidades, como o empréstimo consignado, onde as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o solicitante deve honrar com as parcelas da dívida na data do vencimento por meio de boletos ou, dependendo do contrato, por meio de débito em conta-corrente.

De antemão, este tipo de crédito está disponível para qualquer pessoa que seja aprovada na análise de crédito realizada pela instituição financeira. Contudo, vale destacar que cada instituição conta com regras próprias a serem seguidas para a solicitação.

O que é empréstimo saque-FGTS?

A modalidade funciona como a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Ou seja, ele antecipa seus saques-aniversário dos próximos anos e, como garantia, bloqueia esses valores da sua conta FGTS. Por ser um tipo de crédito com garantia, suas taxas de juros são bastante atrativas.

O pagamento deste crédito é feito anualmente, no mês do aniversário do solicitante. Ou seja, não existem prestações mensais e não é necessário se preocupar com o pagamento, pois a transferência ocorre automaticamente para o banco no qual o empréstimo foi solicitado.

Empréstimo pessoal ou Saque-FGTS: qual escolher?

Quais as principais diferentes entre o empréstimo pessoal ou saque-FGTS?

Antes de irmos para as dicas de qual opção escolher, é importante entender as diferenças entre o empréstimo pessoal ou saque-FGTS. Para isso, montamos este check-list:

Saque-FGTS:

  • Para garantir a opção o trabalhador precisa optar pela modalidade e possuir saldo no FGTS;
  • O saldo do FGTS é dado como garantia do processo;
  • O pagamento é feito de forma anual, sem a necessidade de parcelas mensais;
  • As taxas costumam ser mais baixas por conta da garantia;

Empréstimo pessoal:

  • Pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha a aprovação da instituição financeira;
  • O pagamento é feito mensalmente por boletos ou débito em conta-corrente;
  • Possui taxas de juros mais altas.

Empréstimo pessoal ou saque-FGTS, qual escolher?

Depois de entender um pouco sobre como funciona o empréstimo pessoal ou saque-FGTS, é hora de escolher qual a melhor para você.

Considerando que o saque-FGTS garante baixas taxas de juros e não necessita do pagamento mensal de parcelas, a opção é muito mais atrativa que o empréstimo pessoal. Caso não se tenha valores na conta FGTS, o crédito consignado também é uma opção, garantindo baixas taxas e facilidade na solicitação e pagamento.

Mas, se nenhuma das duas opções se encaixam na sua realidade, recorrer ao empréstimo pessoal ou, ainda, buscar por opções com juros mais baixos pode ser uma alternativa. De qualquer forma, é importante ter em mente que a melhor opção de empréstimo é aquela que traz parcelas que cabem no seu bolso e oferecem os menores juros.

Então, que tal saber mais sobre as opções de empréstimo aqui do Santa Ajuda? Confira nosso site e fique por dentro!

FONTE

Saiba a diferença entre empréstimos consignado, pessoal e FGTS. Banco Pan. Consultado em 10 de novembro de 2022.

banner 2 saque fgts
Concluiu a graduação em Administração de Empresas pela Estácio no ano de 2013, em Barretos/SP. Formou-se Professional Coach pela EHumanas no ano de 2018, em Franca/SP, tornou-se Master em Desenvolvimento Humano também pela EHUMANAS no ano de 2019, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Publicou em co-autoria o livro “Essencia Humana – Um mergulho no ser” no ano de 2021, pela editora Literare Books, com o capítulo: “Eu realmente me conheço?”. Atua desde 2012 como CEO da empresa de call center Hotline Soluções no interior de São Paulo, empresa essa que atua no mercado de crédito consignado.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades