Nova taxa de juros para crédito consignado 2023

Nova taxa de juros para crédito consignado 2023

Empréstimos com juros baixos

Como um dos tipos de empréstimo mais procurados pelos brasileiros, o crédito consignado é uma opção de crédito com juros mais baixos, e isso se deve à sua característica de débito em folha de pagamento.

Em janeiro de 2021, o Banco Central estabeleceu um limite para a taxa de juros no crédito consignado em 1,80% ao mês, e em agosto do mesmo ano, a taxa máxima passou a ser de 1,60% ao mês.

banner 2 saque fgts

No entanto, com as mudanças na economia e a necessidade de ajustar as políticas monetárias, as taxas podem sofrer alterações em 2023.

Taxas de Juros

Para entender como as taxas de juros para o crédito consignado podem se comportar em 2023, é preciso levar em consideração diversos fatores. O primeiro deles é a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia e que influencia diretamente as taxas de juros cobradas em depósitos. Em agosto de 2021, a Selic se encontrava em 5,25% ao ano, e as projeções apontavam para um aumento gradual da taxa, chegando a 6,50% ao ano em 2023.

Além disso, outro fator que pode influenciar as taxas de juros no crédito consignado é a concorrência entre as instituições financeiras. Com o aumento da oferta de crédito no mercado, as instituições podem reduzir as taxas para atrair clientes. Por outro lado, uma redução de crédito pode levar a um aumento nas taxas de juros para manter suas margens de lucro.

Inadimplência

Outro fator importante a ser considerado é a inadimplência. Se as taxas de inadimplência no crédito consignado aumentarem, sendo assim, as instituições financeiras poderão aumentar as taxas de juros para compensar as perdas.

Por outro lado, se as taxas de inadimplência diminuírem, sendo assim, as instituições podem reduzir as taxas para atrair mais clientes e aumentar suas carteiras de empréstimos.

Com base nesses fatores, é difícil prever como serão as taxas de juros para o crédito consignado em 2023. No entanto, uma coisa é certa: é importante estar atento às condições oferecidas pelas instituições financeiras e fazer uma análise antes de contratar um empréstimo.

Além disso, é importante lembrar que o crédito consignado é uma modalidade de concessão que deve ser utilizada com responsabilidade.

Para quem está pensando em contratar um empréstimo consignado, é importante buscar informações junto às instituições financeiras e comparar as taxa de juros para crédito. Também é importante avaliar o valor total do empréstimo, incluindo os juros e as demais taxas.

Além disso, é importante lembrar que o crédito consignado só deve ser utilizado em casos de real necessidade e que a parcela do empréstimo.

Aproveite que chegou até aqui e compartilhe essas informações com outras pessoas!

Quer saber mais sobre o FGTS, acesse aqui!

banner 2 saque fgts

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades