O que é Portabilidade Consignado? Entenda mais sobre o assunto

O que é Portabilidade Consignado? Entenda mais sobre o assunto

O que é Portabilidade Consignado?

Portabilidade Consignado é a possibilidade de transferir um empréstimo consignado (aquele em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS) de um banco para outro, mantendo as mesmas condições de prazo, valor da parcela e taxa de juros contratadas.

O objetivo da portabilidade consignado é permitir que o cliente encontre condições mais favoráveis para o pagamento de sua dívida, seja através de uma taxa de juros menor ou de um prazo de pagamento mais adequado ao seu perfil financeiro.

banner 2 saque fgts

Para solicitar a portabilidade consignado, é necessário que o cliente esteja com as parcelas em dia e tenha margem consignável disponível. A margem consignável é a porcentagem do salário ou benefício do INSS que pode ser comprometida com o pagamento de empréstimos consignados.

É importante lembrar que a portabilidade consignado é regulamentada pelo Banco Central do Brasil e que o processo de transferência deve ser feito de forma transparente e sem custos adicionais para o cliente. O novo banco deverá oferecer uma proposta com as mesmas condições do contrato original, com prazo de resposta de até 5 dias úteis a partir da data de recebimento dos documentos necessários.

A portabilidade de crédito consignado é um processo que permite que o cliente transfira seu empréstimo consignado de uma instituição financeira para outra que ofereça melhores condições de prazo, valor da parcela e taxa de juros, mantendo as mesmas condições de pagamento acordadas no contrato original.

O processo de portabilidade de crédito consignado funciona da seguinte forma:

  1. O cliente deve verificar se possui margem consignável disponível. A margem consignável é a porcentagem do salário ou benefício do INSS que pode ser comprometida com o pagamento de empréstimos consignados.
  2. O cliente deve entrar em contato com o banco que deseja transferir o empréstimo e solicitar uma proposta de portabilidade. É importante que a proposta ofereça condições melhores do que as do contrato original.
  3. O novo banco terá um prazo de até 5 dias úteis para avaliar a proposta e enviar uma resposta ao cliente.
  4. Caso a proposta seja aceita, o novo banco quita a dívida com a instituição financeira anterior e passa a ser o novo credor do empréstimo consignado.
  5. A partir desse momento, o cliente passa a realizar o pagamento das parcelas diretamente ao novo banco, mantendo as mesmas condições de prazo, valor da parcela e taxa de juros acordadas no contrato original.

É importante lembrar que o processo de portabilidade de crédito consignado é regulamentado pelo Banco Central do Brasil e não pode ter custos adicionais para o cliente. Além disso, é importante comparar as propostas oferecidas por diferentes instituições financeiras antes de tomar a decisão de transferir o empréstimo.

Qual a vantagem de fazer portabilidade de crédito consignado?

É seguro fazer portabilidade de crédito consignado?

banner 2 saque fgts

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades