Novo saque extraordinário do FGTS: quem tem direito?

Novo saque extraordinário do FGTS: quem tem direito?

O novo saque extraordinário do FGTS foi liberado em 2022 como uma medida para facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros. Foram disponibilizados mais de R$ 23 bilhões em recursos do FGTS, uma quantia que ajudou milhares de trabalhadores que passavam por dificuldades financeiras ainda por conta da pandemia do Covid-19.

A liberação fez sucesso e a pergunta que não quer calar: será que teremos um novo saque em 2023? Caso tenhamos, quem terá direito? Continue lendo as próximas linhas e confira tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

banner 2 saque fgts

O que é o novo saque extraordinário do FGTS?

O novo saque extraordinário do FGTS consiste em uma medida que libera o saldo do FGTS, como o próprio nome sugere, em situações extraordinárias. Em 2022, por exemplo, foi liberado um saque máximo de R$ 1.000 para os trabalhadores devido às dificuldades financeiras causadas pela pandemia.

É fato que o saque não esteja disponível com frequência, mas existem outras situações similares nas quais a retirada do saldo pode ajudar a população em geral. Um exemplo é o saque calamidade, que pode ser usado quando uma cidade é atingida por algum fenômeno natural, causando danos sociais e financeiros.

Quem tem direito a este saque?

Em 2022, todos os brasileiros que possuíam saque em sua conta do FGTS puderam fazer uso do saque extraordinário. Entretanto, nem sempre essa é uma realidade, como no saque calamidade, onde se é necessário comprovar que a cidade onde reside teve algum desastre natural.

Vale destacar que, independente do caso, é necessário contar com saldo na conta FGTS para a realização do saque.

Teremos o novo saque extraordinário do FGTS em 2023?

O saque extraordinário liberado, que aconteceu em 2022, teve seu prazo encerrado no mesmo ano. Entretanto, muitos trabalhadores torcem para que se aprove um novo saque. Até a escrita deste artigo, não se tem nenhuma informação sobre este assunto.

Entretanto, ao citar um novo saque emergencial, devemos lembrar que a medida veio para minimizar os impactos econômicos gerados pela pandemia. Assim, considerando o controle dos danos do vírus, não se pode afirmar que veremos uma nova medida relacionada logo nos próximos meses.

Além disso, recentemente o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), afirmou que as diversas liberações de saque do saldo do FGTS podem comprometer o recurso. Assim, considerando tais fatos, se torna um tanto quanto improvável que um novo saque extraordinário do FGTS seja liberado.

Mas, o que fazer? Existem outras maneiras de usar os cursos dessa “poupança”. Um deles é o saque-aniversário, uma modalidade liberada anualmente no mês do aniversário do trabalhador. Ainda, aqueles que optam pela opção podem escolher a antecipação do saque-aniversário, uma modalidade de crédito de baixo juros que pode ajudar e muito o trabalhador.

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre o novo saque extraordinário, que tal conferir nossos demais artigos e ficar por dentro de tudo que o dinheiro do seu FGTS pode lhe proporcionar? Conheça nossos artigos!

FONTE

Saque extraordinário do FGTS: saiba como e até quando é possível fazer a retirada dos valores. G1. Consultado em 26 de janeiro de 2023.

banner 2 saque fgts
Concluiu a graduação em Administração de Empresas pela Estácio no ano de 2013, em Barretos/SP. Formou-se Professional Coach pela EHumanas no ano de 2018, em Franca/SP, tornou-se Master em Desenvolvimento Humano também pela EHUMANAS no ano de 2019, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Publicou em co-autoria o livro “Essencia Humana – Um mergulho no ser” no ano de 2021, pela editora Literare Books, com o capítulo: “Eu realmente me conheço?”. Atua desde 2012 como CEO da empresa de call center Hotline Soluções no interior de São Paulo, empresa essa que atua no mercado de crédito consignado.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades