Empréstimo pessoal ou Saque-FGTS: qual escolher?

Quando se está precisando de dinheiro, bastam poucos cliques na internet para encontrar diversas opções, como empréstimo pessoal ou saque-FGTS. Entretanto, mesmo com tamanha precisão, é importante agir com cautela, buscando pela melhor opção para você momentaneamente e também a longo prazo.
Cada um com sua especificidade, cada tipo de empréstimo visa atender um tipo de pessoa (e emergência). Pensando nisso, montamos este artigo com algumas sobre qual é a melhor opção entre o empréstimo pessoal ou saque-FGTS.
O que é empréstimo pessoal?
Dedicado especialmente a pessoas físicas, o empréstimo pessoal não exige o oferecimento de garantias. Entretanto, este motivo torna suas taxas mais altas do que muitos outros empréstimos do mercado.
Ao contrário de outras modalidades, como o empréstimo consignado, onde as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o solicitante deve honrar com as parcelas da dívida na data do vencimento por meio de boletos ou, dependendo do contrato, por meio de débito em conta-corrente.
De antemão, este tipo de crédito está disponível para qualquer pessoa que seja aprovada na análise de crédito realizada pela instituição financeira. Contudo, vale destacar que cada instituição conta com regras próprias a serem seguidas para a solicitação.
O que é empréstimo saque-FGTS?
A modalidade funciona como a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Ou seja, ele antecipa seus saques-aniversário dos próximos anos e, como garantia, bloqueia esses valores da sua conta FGTS. Por ser um tipo de crédito com garantia, suas taxas de juros são bastante atrativas.
O pagamento deste crédito é feito anualmente, no mês do aniversário do solicitante. Ou seja, não existem prestações mensais e não é necessário se preocupar com o pagamento, pois a transferência ocorre automaticamente para o banco no qual o empréstimo foi solicitado.
Quais as principais diferentes entre o empréstimo pessoal ou saque-FGTS?
Antes de irmos para as dicas de qual opção escolher, é importante entender as diferenças entre o empréstimo pessoal ou saque-FGTS. Para isso, montamos este check-list:
Saque-FGTS:
- Para garantir a opção o trabalhador precisa optar pela modalidade e possuir saldo no FGTS;
- O saldo do FGTS é dado como garantia do processo;
- O pagamento é feito de forma anual, sem a necessidade de parcelas mensais;
- As taxas costumam ser mais baixas por conta da garantia;
Empréstimo pessoal:
- Pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha a aprovação da instituição financeira;
- O pagamento é feito mensalmente por boletos ou débito em conta-corrente;
- Possui taxas de juros mais altas.
Empréstimo pessoal ou saque-FGTS, qual escolher?
Depois de entender um pouco sobre como funciona o empréstimo pessoal ou saque-FGTS, é hora de escolher qual a melhor para você.
Considerando que o saque-FGTS garante baixas taxas de juros e não necessita do pagamento mensal de parcelas, a opção é muito mais atrativa que o empréstimo pessoal. Caso não se tenha valores na conta FGTS, o crédito consignado também é uma opção, garantindo baixas taxas e facilidade na solicitação e pagamento.
Mas, se nenhuma das duas opções se encaixam na sua realidade, recorrer ao empréstimo pessoal ou, ainda, buscar por opções com juros mais baixos pode ser uma alternativa. De qualquer forma, é importante ter em mente que a melhor opção de empréstimo é aquela que traz parcelas que cabem no seu bolso e oferecem os menores juros.
Então, que tal saber mais sobre as opções de empréstimo aqui do Santa Ajuda? Confira nosso site e fique por dentro!
FONTE
Saiba a diferença entre empréstimos consignado, pessoal e FGTS. Banco Pan. Consultado em 10 de novembro de 2022.