Demissão após empréstimo FGTS: o que fazer?

Demissão após empréstimo FGTS: o que fazer?

Infelizmente, ninguém sabe o dia de amanhã e uma demissão após empréstimo FGTS pode acontecer. Mas, neste caso, o que fazer? É fato que muitas instituições oferecem o crédito considerando os recebimentos do trabalhador.

Entretanto, é importante estar atento as possibilidades e situações que podem acontecer. Por isso, se você se identificou com a situação de demissão após empréstimo FGTS e está procurando por um norte, vale a pena conferir este artigo! Vamos lá?

Como o FGTS é usado em um empréstimo

Todo trabalhador tem direito ao Saque-Aniversário do FGTS, mas a sua adesão é opcional. Ao aderir, automaticamente, o cidadão garante passe livre para o empréstimo que utiliza o benefício como garantia. 

Como o recebimento do Saque-Aniversário é anual, surgiu no mercado um formato de crédito que dá ao trabalhador a oportunidade de antecipar os valores que seriam recebidos do seu FGTS. Assim, ao contratar a opção, o empregado oferece seu saldo como base de cálculo para receber determinada quantia.

O desconto do valor antecipado ocorre de forma automática, anualmente, através do Saque-Aniversário. Ou seja, uma vez contratado, o valor fica reservado para os descontos anuais.

Para que você entenda melhor: acontece o cálculo e simulação do empréstimo, considerando a quantia atual da conta FGTS, com tudo aprovado, o pagamento do empréstimo é feito de forma integral em uma conta selecionada e o desconto das parcelas ocorre automaticamente uma vez ao ano.

empréstimo consignado

Demissão após empréstimo FGTS, o que acontece agora?

Se você está nessa situação, a primeira coisa é: fique atento para os próximos descontos que irão acontecer!

Se a sua demissão for sem justa causa e a opção Saque-Aniversário estiver habilitada, você não receberá nenhum valor (algo que aconteceria se não existisse a opção). Portanto, enquanto a opção estiver selecionada, não será possível solicitar qualquer saque.

Vale destacar que, após desabilitar a opção Saque-Aniversário, será necessário aguardar o período de 12 meses para voltar a sacar valores da sua conta. Além disso, caso a demissão seja por justa causa, também não é permitido nenhum saque.

Mas, falando especialmente do empréstimo FGTS, quem é demitido durante o processo de pagamento das parcelas, pode se deparar com duas situações:

  • Com saldo para desconto: onde não existirá nenhuma situação de inadimplência até o final da cobrança. Ou seja, o trabalhador possui saldo suficiente para o desconto das parcelas, mesmo após ser demitido.
  • Sem saldo para o desconto: por outro lado, pode acontecer do trabalhador não ter saldo disponível para desconto. Nesse caso, a alternativa é buscar por uma nova maneira de pagar pelo valor adquirido, negociando diretamente com a instituição escolhida.

Se a segunda opção é a sua, existem algumas opções de como proceder, sendo elas:

  • Renegocie a dívida com a instituição credora;
  • Utilize o seguro-desemprego;
  • Faça rendas extras para o pagamento integral do que deve.

Enfim, agora que você já sabe o que acontece e como proceder em casa de demissão após empréstimo FGTS, é hora de agir. Nem tudo está perdido, afinal, basta agir da maneira certa.

Quer mais dicas sobre como solicitar um empréstimo FGTS? Então, confira nossos demais artigos!

FONTE

FIZ EMPRÉSTIMO DO FGTS E FUI DEMITIDO. O QUE FAZER AGORA? iDinheiro. Consultado em 23 de novembro de 2022.

banner 2 saque fgts
Concluiu a graduação em Administração de Empresas pela Estácio no ano de 2013, em Barretos/SP. Formou-se Professional Coach pela EHumanas no ano de 2018, em Franca/SP, tornou-se Master em Desenvolvimento Humano também pela EHUMANAS no ano de 2019, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Publicou em co-autoria o livro “Essencia Humana – Um mergulho no ser” no ano de 2021, pela editora Literare Books, com o capítulo: “Eu realmente me conheço?”. Atua desde 2012 como CEO da empresa de call center Hotline Soluções no interior de São Paulo, empresa essa que atua no mercado de crédito consignado.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades