Como usar seu FGTS de forma inteligente?

Como usar seu FGTS de forma inteligente?

Com a alta da taxa de juros em 2022, a rentabilidade do FGTS ficou abaixo até mesmo da poupança. Cenário bem ruim para quem tem uma grana parada lá, não é mesmo?

Se formos levar em consideração a inflação, então, a coisa só piora. Portanto, considerando que esse é um dinheiro que vai desvalorizar com certeza, que tal dar um destino diferente para ele?

Preparamos este artigo com dicas coringas sacar seu Fundo de Garantia e usá-lo de forma inteligente? Confira as dicas deste artigo.

banner 2 saque fgts

Usar o FGTS para o comprar um imóvel

Usar o FGTS para o comprar um imóvel

O financiamento da casa própria é, sem dúvida, a modalidade mais usada quando se fala desse recurso financeiro. Também é considerada uma ótima opção, já que você usará um dinheiro que está quase parado para adquirir um bem e sair do aluguel.

Contudo, as circunstâncias e o imóvel precisam se enquadrar nas regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), senão, nada feito.

Amortizar um financiamento que você já tem

servidor-público-empréstimo-consignado

Se você já comprou uma casa financiada e está pagando as parcelas, pode resgatar o Fundo de Garantia para quitar parte do valor devido ou até 80% do valor da prestação. Dessa forma, você reduz o tempo de financiamento ou o valor das parcelas.

Quitar uma dívida com o FGTS

Como lidar com as dívidas em atraso de forma rápida

Os juros cobrados em dívidas costumam ser muito maiores do que a rentabilidade do seu fundo. Portanto, se você tiver a opção de usá-lo para quitar ou amortizar uma dívida que está crescendo monstruosamente, não pense duas vezes.

Para tanto, você precisa se organizar para solicitar a antecipação e negociar antes com a instituição o valor devido.

Começar seu próprio negócio

Começar seu próprio negócio

Se você está saindo de uma empresa ou pediu um Saque-Aniversário, e vai receber um bom dinheiro, por que não utilizá-lo para empreender? Você pode criar um negócio próprio na sua área ou ainda optar por uma franquia.

Alguns segmentos, como o de alimentação, têm investimentos iniciais bastante acessíveis e você ainda conta com a estrutura e orientação do franqueador.

Investir o FGTS em conhecimento

Investir o FGTS em conhecimento

Educação é sempre um ótimo investimento. Que tal iniciar uma graduação, uma pós ou quem sabe, aquele intercâmbio para turbinar seu inglês e melhorar o currículo?

Criar um reserva de emergência

saque-aniversário FGTS-dinheiro-direito-saiba mais

Ter um dinheiro guardado para alguma emergência é sempre uma boa opção. O ideal é que ele seja aplicado em um ativo com boa rentabilidade, protegido da inflação e que, ainda assim, seja seguro.

Sacar o FGTS para colocar na poupança nem sempre é uma boa ideia, já que ambos têm as menores rentabilidades do mercado. Opte por um CDB ou Tesouro direto de longo prazo, mas com boa liquidez.

Mas só faça isso se você conseguir manter o dinheiro guardado, afinal já dizia a música de Paulinho da Viola “dinheiro na mão é vendaval”.

Tornar um sonho realidade

Se você está com as contas em dia, por que não programar uma viagem, tirar um ano sabático ou viver uma experiência única? Afinal, você trabalhou e se dedicou, também merece desfrutar um pouco, concorda?

Para algumas dessas realizações, você pode antecipar o FGTS com a ajuda de uma instituição financeira. Ou seja, você receberá o valor referente a algumas parcelas do Saque-Aniversário antecipadamente, na forma de um empréstimo que será descontado do seu saldo.

Quer saber mais sobre a antecipação e descobrir qual seria o valor a receber? Faça uma simulação!

FONTE

5 formas inteligentes de usar o seu FGTS. R7 Contábeis. Consultado em 03 de agosto de 2022.

banner 2 saque fgts
Concluiu a graduação em Administração de Empresas pela Estácio no ano de 2013, em Barretos/SP. Formou-se Professional Coach pela EHumanas no ano de 2018, em Franca/SP, tornou-se Master em Desenvolvimento Humano também pela EHUMANAS no ano de 2019, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Publicou em co-autoria o livro “Essencia Humana – Um mergulho no ser” no ano de 2021, pela editora Literare Books, com o capítulo: “Eu realmente me conheço?”. Atua desde 2012 como CEO da empresa de call center Hotline Soluções no interior de São Paulo, empresa essa que atua no mercado de crédito consignado.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades