Antecipação do FGTS: Cuidado para não cair em golpes

Antecipação do FGTS: Cuidado para não cair em golpes

Com a oportunidade de antecipação do FGTS, muitos criminosos estão se aproveitando da ocasião para dar golpes em cidadãos de bem.

Infelizmente, pessoas mal intencionadas existem em todos os lugares e quando falamos em antecipação do FGTS todo cuidado é pouco. Falsas promessas sobre a antecipação têm circulado na internet em formato de links e sites falsos que são verdadeiras ameaças virtuais.

De janeiro até maio, acompanhou-se um aumento de 68% nas ocorrências de crimes relacionados a FGTS, de acordo com o dfndr lab, da PSafe. Além disso, o dfndr identificou mais de 10 mil ocorrências desse tipo de golpe, apenas em 2021.

banner 2 saque fgts

Entretanto, com a chegada do final do ano, existe uma grande preocupação de que este número aumente ainda mais.

Vale destacar que a antecipação do FGTS é um tipo de empréstimo onde uma empresa de crédito reconhecida e de confiança, pode antecipar em até 5 vezes (5 anos) as parcelas do saque-aniversário do solicitante. A antecipação não tem restrições, basta ter saldo no FGTS.

Vale destacar que o saque-aniversário é um direito de todo trabalhador e pode ser feito anualmente, no mês de seu aniversário.

Entenda como o golpe de antecipação do FGTS funciona

Os golpes são bastante parecidos entre si e, inclusive, simulam relatos para dar mais credibilidade e fazerem as vítimas acreditarem que as ações são verdadeiras. De maneira geral, os criminosos criam uma página na internet com a proposta falsa de sacar o FGTS.

A página solicita que o interessado em antecipar seu FGTS faça um cadastro, inserindo as suas informações pessoais. Em seguida, os criminosos pedem o compartilhamento de um link com os seus contatos. A partir daí os criminosos começam a agir atraindo outras pessoas e, até mesmo, simulando comentários falsos para convencer.

empréstimo

Riscos para o cidadão

Esse tipo de golpe não é muito diferente dos demais já vistos na internet. Inclusive, logo que o auxílio emergencial foi lançado, muitas pessoas caíram em golpes de pessoas que prometiam o cadastro dos beneficiários.

Portanto, para o cidadão, os principais riscos dessa iniciativa são:

  • A vítima fica mais vulnerável ao saque indevido do benefício, por conta do fornecimento dos dados pessoais;
  • Os criminosos podem usar os dados fornecidos para realizar a assinatura de serviços online ou até mesmo abrir contas em bancos;
  • Além disso, ao compartilhar e recomendar o site, pessoas próximas podem acabar caindo no golpe. Ou seja, mais pessoas ainda podem ser vítimas da ação fraudulenta.

Como evitar golpes da antecipação do FGTS

Ficou assustado com tudo o que leu? Calma, pois alguns procedimentos bem simples podem te ajudar a evitar cair nessa cilada. De maneira geral, tenha uma coisa em mente: não vá com muita sede ao pote e evite clicar em links desconhecidos. Além disso, não os compartilhe ou insira suas informações pessoais nos mesmos.

Se você está procurando pela antecipação do FGTS, verifique a procedência do site e não insira suas informações em caso de dúvidas. Procure por empresas de confiança, com selo de autenticidade e boas avaliações em sites como o Reclame Aqui.

Pesquise sempre, veículos jornalísticos profissionais e fontes oficiais são as melhores opções antes de se arriscar em qualquer site. Enfim, são atitudes simples, mas que te livrarão de grandes dores de cabeça.

Então, aproveite que chegou até aqui e compartilhe essas informações com outras pessoas!

Quer saber mais sobre como fugir de golpes? Confira este vídeo:

banner 2 saque fgts
Concluiu a graduação em Administração de Empresas pela Estácio no ano de 2013, em Barretos/SP. Formou-se Professional Coach pela EHumanas no ano de 2018, em Franca/SP, tornou-se Master em Desenvolvimento Humano também pela EHUMANAS no ano de 2019, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Publicou em co-autoria o livro “Essencia Humana – Um mergulho no ser” no ano de 2021, pela editora Literare Books, com o capítulo: “Eu realmente me conheço?”. Atua desde 2012 como CEO da empresa de call center Hotline Soluções no interior de São Paulo, empresa essa que atua no mercado de crédito consignado.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades