Novo saque extraordinário do FGTS: quem tem direito?

O novo saque extraordinário do FGTS foi liberado em 2022 como uma medida para facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros. Foram disponibilizados mais de R$ 23 bilhões em recursos do FGTS, uma quantia que ajudou milhares de trabalhadores que passavam por dificuldades financeiras ainda por conta da pandemia do Covid-19.
A liberação fez sucesso e a pergunta que não quer calar: será que teremos um novo saque em 2023? Caso tenhamos, quem terá direito? Continue lendo as próximas linhas e confira tudo o que você precisa saber sobre este assunto!
O que é o novo saque extraordinário do FGTS?
O novo saque extraordinário do FGTS consiste em uma medida que libera o saldo do FGTS, como o próprio nome sugere, em situações extraordinárias. Em 2022, por exemplo, foi liberado um saque máximo de R$ 1.000 para os trabalhadores devido às dificuldades financeiras causadas pela pandemia.
É fato que o saque não esteja disponível com frequência, mas existem outras situações similares nas quais a retirada do saldo pode ajudar a população em geral. Um exemplo é o saque calamidade, que pode ser usado quando uma cidade é atingida por algum fenômeno natural, causando danos sociais e financeiros.
Quem tem direito a este saque?
Em 2022, todos os brasileiros que possuíam saque em sua conta do FGTS puderam fazer uso do saque extraordinário. Entretanto, nem sempre essa é uma realidade, como no saque calamidade, onde se é necessário comprovar que a cidade onde reside teve algum desastre natural.
Vale destacar que, independente do caso, é necessário contar com saldo na conta FGTS para a realização do saque.
Teremos o novo saque extraordinário do FGTS em 2023?
O saque extraordinário liberado, que aconteceu em 2022, teve seu prazo encerrado no mesmo ano. Entretanto, muitos trabalhadores torcem para que se aprove um novo saque. Até a escrita deste artigo, não se tem nenhuma informação sobre este assunto.
Entretanto, ao citar um novo saque emergencial, devemos lembrar que a medida veio para minimizar os impactos econômicos gerados pela pandemia. Assim, considerando o controle dos danos do vírus, não se pode afirmar que veremos uma nova medida relacionada logo nos próximos meses.
Além disso, recentemente o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), afirmou que as diversas liberações de saque do saldo do FGTS podem comprometer o recurso. Assim, considerando tais fatos, se torna um tanto quanto improvável que um novo saque extraordinário do FGTS seja liberado.
Mas, o que fazer? Existem outras maneiras de usar os cursos dessa “poupança”. Um deles é o saque-aniversário, uma modalidade liberada anualmente no mês do aniversário do trabalhador. Ainda, aqueles que optam pela opção podem escolher a antecipação do saque-aniversário, uma modalidade de crédito de baixo juros que pode ajudar e muito o trabalhador.
Enfim, agora que você já sabe tudo sobre o novo saque extraordinário, que tal conferir nossos demais artigos e ficar por dentro de tudo que o dinheiro do seu FGTS pode lhe proporcionar? Conheça nossos artigos!
FONTE
Saque extraordinário do FGTS: saiba como e até quando é possível fazer a retirada dos valores. G1. Consultado em 26 de janeiro de 2023.