5 dicas para superar as dívidas

5 dicas para superar as dívidas

A busca pela saúde financeira é compartilhada por muitas pessoas, mas como superar as dívidas? Como bem se sabe, nem tudo o que queremos acontece do dia para noite e, por mais que lutemos para manter as finanças estáveis, as coisas podem levar alguns dias ou semanas.

Com isso, infelizmente, nossa saúde mental acaba ficando fragilizada e repleta de pensamentos negativos. A preocupação acentuada com a vida econômica tem nome e se chama Ansiedade Financeira.

Para evitá-la e, é claro, manter suas finanças em dia, montamos este artigo com algumas dicas que podem te ajudar a superar as dívidas. Vamos lá?

banner 2 saque fgts

1. Mantenha a saúde do corpo e das relações é o primeiro passo para superar as dívidas

A saúde do corpo e a saúde financeira andam lado a lado. Existe um ditado muito válido neste momento: “serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, coragem para mudar o que for preciso e sabedoria para discernir entre as duas”.

Ou seja, você já sabe o que precisa mudar, mas precisa entender aquilo que não pode ser feito naquele momento. Portanto, procure cuidar de você, manter sua família por perto, busque por técnicas de respiração e meditação, além de ajuda profissional. Isso fará toda a diferença!

2. Tenha acesso ao crédito e mantenha o poder de compra

Contornar as dívidas para manter seu poder de compra e acesso aos mais diversos créditos do mercado faz a diferença. Toda a situação já afeta demais a mente de quem tem contas a pagar e perder até mesmo seu poder de compra é algo que pode influenciar diretamente no processo de superação das dívidas.

Portanto, tenha tudo sempre na palma das mãos.

5 dicas para superar as dívidas

3. Mapear custos e ter consciência do seu padrão de vida

Organizar de uma maneira fácil para visualizar cada conta é algo essencial para mapear seus custos e ter consciência do seu padrão de vida. Mas, como? Simples: anotando em um papel. 

Faça uma lista, não precisa ser nada grandioso, elencando cada nome e valor em uma linha. Se preferir e for mais fácil para sua organização, utilize aplicativos de organização financeira, tabelas no excel ou até mesmo um caderno quadriculado.

De um lado, some o total de gastos e, de outro, pontue o quanto tem de recebíveis do mês (salário, trabalhos informais, entre outros). Tudo começará a se encaixar, você verá!

4. Assumir o controle das suas finanças e entender suas escolhas ajuda a superar as dívidas

Para superar as dívidas, você precisa saber exatamente quanto gasta e com o quê, entendendo exatamente para onde está indo seu dinheiro para mudar a sua realidade. Além disso, essa atitude prova que você está completamente desconectado dos seus hábitos e sem rumo na vida financeira.

Por isso, é fundamental assumir o controle das suas finanças, registrar seus ganhos e gastos, e garantir que sobre dinheiro no final do mês para os seus objetivos. Neste ponto, também é importante entender suas escolhas. Será que elas realmente valem a pena? Reformular e reorganizar as mesmas pode fazer a diferença.

5. Procure “trocar” parcelas caras por outras mais baratas

Algumas dívidas, por mais recentes que sejam, geram juros mais altos que as antigas. Por isso, procure negocie primeiro essas para que elas não virem uma bola de neve. Mas, sem dinheiro na mão, como fazer isso? Bom, fazer a “troca” de parcelas pode ser uma boa opção.

Ou seja, você solicita um empréstimo com margem de juros mais baixa, como o empréstimo consignado, por exemplo, paga as dívidas com maiores juros e passar a arcar com as novas parcelas, desta vez mais baixas e acessíveis.

Além disso, procure fazer um levantamento e organizar um passo a passo com a relação de quais pendências devem ser eliminadas. Assim, você poderá colocar, por ordem de juros ou prioridade, e quitar as mesmas mais facilmente.

Enfim, superar as dívidas é algo possível e nós podemos te ajudar! Confira nossos demais artigos e mude a sua realidade.

FONTE

Ansiedade e dinheiro: como superar crises sem ansiedade financeira. Saúde Interior. Consultado em 17 de novembro de 2022.

banner 2 saque fgts
Concluiu a graduação em Administração de Empresas pela Estácio no ano de 2013, em Barretos/SP. Formou-se Professional Coach pela EHumanas no ano de 2018, em Franca/SP, tornou-se Master em Desenvolvimento Humano também pela EHUMANAS no ano de 2019, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. Publicou em co-autoria o livro “Essencia Humana – Um mergulho no ser” no ano de 2021, pela editora Literare Books, com o capítulo: “Eu realmente me conheço?”. Atua desde 2012 como CEO da empresa de call center Hotline Soluções no interior de São Paulo, empresa essa que atua no mercado de crédito consignado.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades