Quitar empréstimo consignado: o que você precisa saber

Quitar empréstimo consignado é o seu objetivo do momento? Este texto pode te ajudar a tirar todas as suas dúvidas. Confira!
Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é quitar empréstimo consignado. Entretanto, esse processo tem sido cada vez mais facilitado, permitindo que você pague toda a sua dívida sem contratempos.
Mas, ainda assim, o processo de contratar o empréstimo consignado é mais facilitado do que a sua quitação integral. Assim, é normal surgirem dúvidas.
Por isso, separamos as principais dúvidas sobre quitar empréstimo consignado para você saber mais sobre este assunto.
Como é possível quitar empréstimo consignado?
A negociação da quitação do seu empréstimo consignado vai depender da instituição financeira na qual o mesmo foi contratado. Porém, existe, de maneira geral, um canal de negociação para essa dívida.
Lembrando que, em empréstimos consignados, o seu salário ou aposentadoria é comprometido para o pagamento da dívida.
Mas, falando no processo de acerto do saldo devedor, existem duas possibilidades de pagamento:
- O pagamento total do empréstimo;
- O pagamento parcial para abater parte do valor total.
Com o pagamento antecipado, você terá descontos, uma vez que deixará de pagar os juros previstos em contrato em cada parcela.
Após a forma escolhida, o banco disponibilizará meios de pagamento para realizar a quitação e, sendo total, o seu salário ou pensão voltarão a estar livres.
Após o pagamento total do empréstimo consignado é preciso atenção redobrada. Isso porque, é possível que alguma parcela seja descontada de seu contracheque. Por isso, fique atento para não pagar uma parcela extra.
Isso pode acontecer por causa do período entre a data de lançamento do desconto e a data de repasse desses valores ao banco, podendo haver atrasos na baixa da parcela. Desse modo, o banco é obrigado a devolver o dinheiro.
Conheça o cálculo para quitar o empréstimo consignado
A base de cálculo realizada é feita em cima das parcelas pendentes, excluindo a taxa de juros dessas parcelas não vencidas.
Para saber exatamente o quanto você irá pagar, você pode utilizar de uma calculadora de antecipação de prestações, criada pelo Ministério Público de Santa Catarina, que você encontra aqui.
Atente-se ao fato de que, por mais que você espere um montante final muito maior, haverá descontos sendo deduzidos do valor total, retirando-se os juros e taxas inclusos nas parcelas.
Pode-se utilizar o FGTS para pagar empréstimo consignado?
Sim, a utilização do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado como garantia de pagamento. Porém, sempre consulte a possibilidade em sua instituição financeira escolhida.
Se ainda restou alguma dúvida sobre quitar empréstimo consignado, o Santa Ajuda tem condições rápidas e especiais para a liquidação dessa dívida.
Não deixe de entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas!
Fonte:
Como quitar empréstimo consignado? Compara. Acesso em 25 de maio de 2022.