Qual a diferença entre saque-aniversário e saque-rescisão?

O saque-aniversário e o saque-rescisão são as duas formas atuais para sacar o saldo do seu FGTS. Porém, quais são as diferenças entre estas modalidades de saque? Quais as vantagens de cada tipo de saque do FGTS?
A seguir você irá acompanhar uma descrição de cada uma destas formas de saque do FGTS, assim como entender melhor a antecipação do saque-aniversário, uma das principais vantagens desta modalidade de saque!
Como funciona o saque-rescisão?
O saque-rescisão é a modalidade tradicional para utilizar os recursos do FGTS. Criada em 1966, o principal objetivo desta forma de saque é amparar o trabalhador em demissões sem justa causa.
Nesta categoria de saque do FGTS, toda contribuição depositada pelo empregador é armazenada em uma conta do trabalhador. Estes valores poderão ser sacados apenas em situações específicas, como demissão sem justa causa e aposentadoria, por exemplo.
Como funciona o saque-aniversário?
Já o saque-aniversário é uma nova forma de saque do FGTS, lançada em abril de 2020. Esta categoria de saque permite que o trabalhador libere parte do dinheiro do FGTS mesmo sem ter sido demitido, o que não é possível no saque-rescisão
Através deste saque, o trabalhador do regime CLT poderá garantir saques anuais do saldo da sua conta do FGTS. O valor disponível para saque é composto por um percentual do saldo em conta e uma parcela adicional, que também varia com o saldo do FGTS.
Ao escolher o saque-aniversário, o trabalhador não poderá retirar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Entretanto, quem optar por esta modalidade ainda poderá realizar a retirada do saldo nas condições previstas em lei, como:
- Aposentadoria;
- Aquisição da casa própria;
- Falência ou morte do empregador;
- Doenças previstas em lei, como câncer, por exemplo.
Para realizar este saque anual, o trabalhador deverá solicitar o saque até o último dia útil do seu mês de aniversário. A solicitação pode ser feita através do aplicativo FGTS, Internet Banking da CAIXA ou presencialmente em uma das agências da CAIXA.
Vantagens e desvantagens dos tipos de saque do FGTS
A principal vantagem do saque-rescisão é a proteção ao trabalhador, que terá uma “poupança” disponível em caso de demissões surpresas. No entanto, para servidores públicos que possuem maior estabilidade, esta proteção não é eficiente.
Assim, o saque-aniversário ganha destaque, permitindo saques parciais todo ano e retiradas totais nos casos previstos em lei. Além disso, você também pode antecipar até 5 anos do seu saque-aniversário, sem restrições de crédito!
Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?
O primeiro passo para antecipar o saque-aniversário do FGTS é permitir que o banco verifique seu saldo, através do aplicativo do FGTS. Em seguida, verifique se você cumpre os requisitos para a antecipação:
- Ser maior de 18 anos;
- Estar com o CPF regular;
- Possuir conta corrente ou poupança para receber o empréstimo;
- Não possuir pendências com o banco.
Com o Santa Ajuda você pode realizar o processo através do nosso site e de forma totalmente online. Primeiramente, faça uma simulação dos valores, preenchendo apenas algumas informações.
Em seguida, você receberá as informações como: valores do empréstimo, datas de vencimento e valor de juros. Se gostar e aprovar nossa proposta, é só finalizar a contratação e aguardar o pagamento em sua conta corrente, em até um dia útil!
Depois de conhecer as diferenças entre as duas formas de saque do FGTS, você também aprendeu a antecipar até 5 anos do seu saque anual de aniversário! Se você deseja antecipar seu saque-aniversário de forma rápida e online, o Santa Ajuda é a solução ideal!
Clique aqui e confira as vantagens da antecipação do saque-aniversário no Santa Ajuda!
Fonte:
FGTS: Quem pode sacar? Como consultar o saldo? Quem tem direito?. G1. Acesso em 03 de junho de 2022.