Cartão de benefício consignado: você conhece essa opção?

Procurando um conteúdo seguro, completo e objetivo sobre o que é cartão de benefício consignado? Então, está no lugar certo. Saiba que, a partir de agora, aposentados e pensionistas podem usar um percentual do benefício para conseguir taxas de juros mais atrativas.
Na prática, os beneficiários do INSS podem utilizar essa solução para a contratação de financiamentos, despesas de serviços e saques, entre outros. Além disso, esse produto bancário conta com auxílio funeral, seguro e descontos em farmácias.
Por isso, se você quer entender o que é cartão de benefício consignado, seu funcionamento, características, vantagens e prazos, vamos mostrar todos esses detalhes a partir de agora. Boa leitura!
O que é cartão de benefício consignado?
Primeiro, é preciso compreender que esse novo serviço foi regulamentado a partir da Medida Provisória (MP) 1.106/2022, que teve sua Lei publicada no Diário Oficial no início de agosto de 2022 e já está valendo.
Basicamente, além de ampliar a margem de crédito consignado aos segurados do Regime Geral de Previdência Social, essa medida autoriza empréstimos e financiamentos mediante crédito consignado.
Mas quem são os beneficiários? Bem, esse cartão é direcionado para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou programas federais de transferência de Renda, como o Auxílio Brasil ou ainda Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Características
Segundo a MP, esse novo cartão de benefício consignado tem uma margem adicional exclusiva de até 5% do valor da aposentadoria ou pensão. Também, o beneficiário poderá usar 35% para empréstimos consignados e 5% para o cartão de crédito consignado.
Além disso, aposentados e pensionistas que optarem por esse sistema terão descontos em farmácias, auxílio funeral e seguro de vida sem idade mínima, no valor de pelo menos R$ 2 mil cada.
Prazos
Ainda sobre o seguro de vida e auxílio funeral, a Resolução prevê que as apólices terão validade de dois anos contados a partir da:
- contratação do cartão ou;
- da utilização do cartão para compras ou saques ou;
- do último desconto em folha.
Como funciona o cartão de benefício consignado?
Como já abordamos, esse novo serviço pode ser utilizado por pensionistas, aposentados e beneficiários do BPC ou RMV. Mas aqui é preciso destacar que a contratação não é obrigatória!
Por outro lado, o aposentado ou pensionista que optar por esse serviço poderá contratar crédito e quitar despesas, mas o desconto em folha não excederá os 5% do valor mensal do benefício.
Seja como for, o beneficiário receberá o restante do valor em seu endereço ou, ainda, em plataformas online. Mas tenha atenção, pois o cartão de recebimento do benefício não é o mesmo que o cartão de benefício consignado.
Vantagens
Nós já adiantamos que os 5% do cartão de benefício consignado podem ser usados para conseguir descontos em farmácias conveniadas. Mas outra vantagem é que os beneficiários que optarem por esse cartão podem realizar saque de até 70% do limite, porém, com taxas de juros diferentes das praticadas em empréstimos consignados.
Por isso, é importante dizer que os juros do cartão de benefício consignado são menores do que as taxas do cartão de crédito consignado, e com uma vantagem extra: algumas instituições não cobram anuidade!
Entendeu como funciona o cartão de benefício consignado? Então, já pode decidir com mais consciência os próximos passos. Agora, o que acha de saber como conseguir um cartão de crédito fácil e sem burocracia?
Medida Provisória 1.106/2022. Diário Oficial da União. Consultado em 4 de agosto de 2022.