É possível investir o FGTS no Tesouro Direto?

Você está se perguntando se é possível investir o FGTS no Tesouro Direto? Garantir outras formas de fazer o FGTS render mais é algo que muitas pessoas buscam. Já falamos em outros posts sobre a compra de ações e também sobre investimentos gerais, mas agora é hora de falar sobre o Tesouro Direto.
Se você tem ou teve carteira assinada e conta com um saldo acumulado em sua conta do FGTS, é hora de girar a chave e garantir mais rentabilidade para esta quantia. Continue lendo as próximas linhas e saiba mais sobre investir o FGTS no Tesouro Direto.
Antes de mais nada, como sacar o FGTS?
Como bem se sabe, o FGTS nada mais é do que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ou seja, um fundo que visa formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador registrado. Se antes, apenas era possível fazer o saque quando se era demitido da empresa, hoje existem diversas opções para garantir este valor em mãos.
A primeira delas é o saque-aniversário. O mesmo, após ser assinalado no próprio aplicativo do FGTS, garante que o trabalhador saque, anualmente, no mês do seu aniversário, uma porcentagem do valor disponível.
A segunda, liberada recentemente, consiste no saque extraordinário. Através dele, o trabalhador pode sacar até R$ 1.000 reais de sua conta, caso se encaixe as regras orientadas.
Por fim, ainda existe a antecipação do saque-aniversário. Uma modalidade de empréstimo com baixas taxas de juros que permite ao trabalhador antecipar alguns anos do valor que seria sacado em seu aniversário.
Sacar ou investir o FGTS no Tesouro Direto?
É fato que se fala muito sobre o saque do FGTS para quitar dívidas ou realizar objetivos específico. Entretanto, esta não é uma realidade para todos e, nestes casos, usar o recurso para gerar rendimento é uma ótima alternativa.
Apesar de poucos saberem, o próprio fundo oferece uma porcentagem de rendimento. Ou seja, apenas de você deixar o dinheiro lá parado, algo irá render a mais. Entretanto, nem sempre esta opção é vantajosa considerando que, atualmente, o rendimento é de 3% ao ano + a Taxa Referência (TR).
Já olhando para outros investimentos, como os de renda fixa, por exemplo, muitas opções usam a taxa Selic como referência. Em meados de 2022, a mesma foi definida em 13,25% ao ano (uma porcentagem bem mais atrativa). Ou seja, investir o FGTS no Tesouro Direto pode ser uma grande opção.
Mas é possível investir o FGTS no Tesouro Direto?
Sem dúvidas! Depois de sacar o valor do fundo, você tem caminho livre para direcionar a quantia a qualquer atividade, incluindo o Tesouro Direto.
Ao nível de conhecimento, o Tesouro Direto consiste em títulos públicos federais. Ou seja, o investidor estará emprestando dinheiro para o governo em troca de rendimentos. O mesmo é indicado para quem está dando os primeiros passos nesse universo ou busca por uma opção mais segura de investimento. Essa segurança é garantida pelo fato desta aplicação ser emitida pelo Tesouro Nacional.
O investimento no Tesouro é bastante simples e acessível. Após escolher a instituição financeira que fará a intermediação do investimento basta apenas realizar um cadastro junto ao Tesouro Nacional e, com a senha em mãos, acessar o menu do site do Tesouro e selecionar a opção que deseja investir.
Assim que escolher a opção desejada, você deverá definir o valor de investimento. É possível encontrar opções que partem do valor mínimo de R$ 30.
Enfim, agora que você já sabe que é possível investir o FGTS no Tesouro Direto, é hora de buscar pela melhor opção para você! Aproveite para conferir nossos demais artigos sobre formas de usar seu FGTS e garantir pontos positivos para o seu futuro.
FONTE
Aprenda como investir FGTS no Tesouro Direto. XP Educação. Consultado em 10 de novembro de 2022.