Empréstimo consignado: existe idade máxima para contratar?

Entender mais sobre o empréstimo consignado, bem como as regras sobre idade do mesmo é algo essencial antes da solicitação.
O empréstimo consignado é uma das melhores e mais rápidas maneiras de conseguir dinheiro. A modalidade, além de trazer com si várias vantagens, conta com o mínimo de burocracia em sua liberação. Ainda, vale destacar que o empréstimo consignado conta com as menores taxas de juros do mercado e seu prazo de pagamento geralmente é maior.
No entanto, como bem se sabe, essa modalidade é disponibilizada para um público restrito: aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Por isso, entender como funciona a política de liberação do crédito para pessoas idosas é algo essencial.
Será que existe idade máxima para contratar um empréstimo consignado? A verdade é que cada banco ou instituição financeira conta com regras próprias para a disponibilização do crédito para pessoas idosas. Em alguns casos uma idade máxima é fixada, em outros a instituição apenas estipula um valor máximo a ser liberado. Mas para que não haja dúvidas, vem com a gente para as próximas linhas e saiba mais!
Por que uma idade máxima para empréstimo consignado?
É comum que as instituições financeiras ou bancos estabeleçam uma idade máxima para a contratação de crédito. O motivo dessa “limitação” se dá pelo risco operacional de se liberar crédito para pessoas idosas. Assim, as instituições preferem correr o menor risco possível para que todas as parcelas do crédito sejam devidamente pagas.
No caso do empréstimo consignado, que conta com menos burocracias e menores juros por causa da garantia de pagamento, quanto mais idoso for o contratante maiores são os riscos de inadimplência. Isso, considerando principalmente que a expectativa de vida do brasileiro sequer chega a 75 anos.
Portanto, os bancos colocam em sua política de liberação de crédito a régua mutuária. Esta afirma que idosos, com idade próxima a expectativa de vida brasileira, apresentam maiores riscos de falecimento antes do pagamento total do empréstimo.
Além disso, perante a lei, idosos acima de 70 anos são inimputáveis, ou seja, não respondem pelos seus atos judicialmente. Sendo assim, quanto mais velho for o solicitante, menor será o valor oferecido pelo empréstimo. O fato também reflete ao prazo de pagamento, pois quanto mais idoso, menor é a quantidade de parcelas oferecidas para pagamento total.
Idosos podem sim solicitar seu crédito
Portanto, dentro da lei, idosos não estão impedidos de solicitar um empréstimo consignado. As regras são determinadas pela Lei 10.820, na qual não impede ou orienta sobre uma idade máxima ou mínima para a solicitação do crédito.
Em relação ao prazo de pagamento que citamos anteriormente e certamente será algo que você terá dúvidas, tudo dependerá da política atual da instituição. Entretanto, existe um “padrão” dentro do mercado que consiste:
- Idosos até 79 anos e 11 meses: até 72 parcelas;
- Idosos até 80 anos e 11 meses: até 36 parcelas.
Enfim, entender sobre o assunto é algo essencial antes de solicitar seu empréstimo consignado. Mas vale lembrar que alguns bancos e instituições podem não liberar o empréstimo para idosos entre 75 e 80 anos. Portanto, pesquise bem e conte com o Santa Ajuda para lhe garantir o valor que você precisa!